O artigo é uma crítica de Flávio Paranhos em relação a matéria "Razão e sensibilidade" do professor Renato Janine Ribeiro (publicado na Folha de S. Paulo, 18/02).
Achei o assunto extremamente interessante e de acordo com nossa atualidade.
Casos de violência absurda como o da morte de João Hélio estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Quando ocorre casos assim, é um verdadeiro "tumulto": acontece protestos em todo país, fala-se em novas leis, é reportagem de crítica pra tudo quanto é lado. Mas passado um tempo de "paz", tudo de acalma e a população se esquece, dá um tempo para o caso, até que aconteça outra coisa parecida.
O que sempre se ouve falar é que a culpa de tanta violência é a falta de estudo, as diferenças sociais (as mesmas "desculpas" de sempre). Mas não é só isso, o problema maior é principalmente a hipocrisia.
Diminuir a idade penal? Do que adiantaria, se outros com mais de 40 anos cometem tantos outros crimes e nem se quer são julgados por isso? Continuaria as injustiças não só com os maiores de 18, mas agora também com os maiores de 16.
O princípio é acabar com a hipocrisia, com a impunidade. Não quer dizer sair punindo os criminosos com morte, mas sim não esquecê-los, não dar de costas pras situações depois que param de aparecer na televisão e nos jornais.
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=423JDB006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
eu também comentei deste texto ju...
eu acho que isso foi um absurdo, esses "caras" não tem coração... verdadeiros marginais...
Dá uma passadinha no blog e lê o que eu escrevi... a gente pode até discutir o tema...
bjo
Oi Juuuuuuuuuuuu...
Vim visitar seu blog!!! ;)
Realmente este assunto vai dar o que falar...
Reduzir a maioridade penal acarretará um aumento excessivo de prisioneiros nas penintenciárias, que na verdade já estão lotadas e ainda são poucas... se reduzir, onde é que colocarão estes marginais entre 16 e 18 anos, que na maioria das vezes são os principais causadores de crimes no país?
São muitos os argumentos... vamos ber no que vai dar né?
Bjo Bjo Bjo!
Postar um comentário